Uma nova perspectiva


Hoje tive a oportunidade de ler um portefólio de uma pessoa que acabou hoje o processo de RVCC. Para quem não sabe, o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) permite aumentar o nível de qualificação escolar (RVCC Escolar) e profissional (RVCC Profissional) da população adulta, através da valorização das aprendizagens realizadas fora do sistema de educação ou de formação profissional.
No fundo, consiste em escrever as nossas experiências, tanto pessoais e profissionais e o que aprendemos com elas.
De qualquer das formas, como eu estava a dizer, tive a oportunidade de ler este portefólio bastante extenso em pouco tempo, em apenas algumas horas e só veio confirmar o que eu eu já sabia. Que esta pessoa que o escreveu é de um coração do tamanho do mundo e de uma beleza interior indescritível, não só pelo amor imenso que tem aos seus filhos, especialmente á sua jovem filha, que padece de Mielomeningoncele (mais conhecida como Spina Bífida, é uma malformação congénita da coluna vertebral da criança, dificultando a função primordial de protecção da medula espinal, que é o "tronco" de ligação entre o cérebro e os nervos periféricos do corpo humano. Quando a medula espinal nasce exposta, como na Mielomeningocele, muitos dos nervos podem estar traumatizados ou sem função, sendo que o funcionamento dos órgãos inervados pelos mesmos (bexiga, intestinos e músculos) pode estar afectado), mas também pela sua simpatia e pela sua coragem, perante as adversidades da vida. 
Hoje dou lhe os parabéns pelo belíssimo trabalho escrito, pelo sentimento expresso e pela nunca finita vontade de aprender e não descansar á sombra da bananeira. É um grande prazer conhecer te e que tudo de bom te aconteça na vida, pois por esta experiência tive a oportunidade de verificar que, ás vezes coisas boas acontecem a pessoas boas, como é o caso aqui presente.
Com uma grande beijoca, aqui me despeço por hoje.
Cheers:)

Comentários

Mensagens populares